Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Banksy e o direito à manifestação

Visitámos a exposição de Banksy no fim de semana, na Cordoaria Nacional em Lisboa. Entre perceber quem é, o seu humor e mente distorcida, que nos tira o chão assim que pensamos estar a perceber qualquer coisinha da sua mensagem, fica esta ideia: todos temos direito à nossa opinião, a manifestá-la e defendê-la, sem censuras e sem preconceitos.




Hoje a minha mais velha participou na sua primeira manifestação. Pela resolução do problema de poluição em Alcanena, que prejudica a saúde de todos os que vivem ou passam grande parte dos seus dias ali. Tive de explicar ao mais novo que uma manifestação é uma coisa boa, que é um direito de todos, de mostrar a sua posição sobre determinado assunto. Penso que os exemplos de manifestações violentas que vê repetidamente na televisão lhe têm dado uma visão distorcida deste acto.

Tive de explicar que esse é um direito de todos nós e que ninguém nos deve censurar por isso. Que vivemos num país democrático, em liberdade, onde todos nos podemos expressar sem represálias, sem castigos e sem perseguições, ainda que veladas.

E não temos de nos esconder no anonimato de nenhum Banksy para nos fazermos ouvir.
Verdade?