Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Rapazes, vamos lá ser uns homenzinhos!



Novo campeonato, novos desafios, nova esperança em sermos grandes...
Já sabemos que, no próximo mês, todas as atenções vão estar voltadas para Paris e  para o Euro 2016. Mais ainda, aqui, para além da paisagem da Europa central, estaremos de olhos postos nos nossos heróis, armados em craques e nas possíveis alegrias que nos trarão... ou não...
Ladies, tenham calma e entrem na onda! Vamos todos ver o desporto rei.
Bora lá voltar a pôr bandeirinhas nos prédios, no carro, na bicicleta, no braço enquanto corremos.
Portugal, rise up! Toca a formar fileiras e marchar...
Áustria, Hungria e Islândia .... nos aguardem, né?

No entanto, urge dar um recadinho aos nossos representantes dentro das 4 linhas.
- Meninos, toda a gente percebe que esta passagem pela selecção é um  momento dentro da vossa carreira, que vos pode dar ou já deu no passado alguma visibilidade. Mas isso, verdade seja dita, não é o mais importante para vós. Toda a gente sabe que os euros passam pelas vossas transferências para o clube A ou B, pelas vossas e pelas contas dos vossos agentes. E isso é o que faz o vosso ano. Também sabemos que pode ser até a última vez que representem a selecção. Pode ainda ser que a não mais queiram  representar. 
Mas tenham calma. Concentrem-se no que estão a fazer. No fim, seja ele mais cedo ou mais tarde, haverá tempo para conferências de imprensa, comunicados e fontes que, de repente, têm a informação mais importante do mundo do futebol português. 
Isto já aconteceu no passado. E cai mal, cai muito mal. Distrai. Muito.E faz-nos sentir, a nós comuns-mortais-com-ordenados-da-treta-mas-que-gostam-de-ver-o-país-bem-representado, desrespeitados, como se nós, enquanto nação, não fossemos suficientemente importantes para vós.

E nesse mesmo sentido, senhores da imprensa, sobretudo portuguesa, take it easy! Deixem os rapazes jogarem e depois façam as perguntas que, agora e enquanto durar a nossa participação no Euro, só serão inconvenientes, só criarão mau ambiente.

Por isso, rapazes, vamos lá ser uns homenzinhos!
Foco! Lutem lá pelo caneco. Nós aqui, para além da paisagem dos milhões dessa Europa, humildemente, agradecemos.