Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

41 aqui e agora

Hoje é um dia diferente. Este ano não é especial... (queridas amigas quarentonas: estão abertas as hostilidades dos 41, mas sem festejos!), não o sinto como tal e quero vivê-lo com serenidade e sossego. 
Foi um ano divertido, muito feliz,  muito intenso, muito doloroso, muito revelador, de tomada de consciência.
Abracei esta etapa, que é, afinal, mais um número a que damos, ou não importância, com entusiasmo, com a coragem de quem quer sorver a vida com tudo o que tem para nos dar. 
Dissabores sempre haverão. Muitos. Dores, desilusões ... imensas.
Porém, luto comigo para continuar positiva, para deixar esta mensagem de positivismo, sempre aos meus filhos  em primeiro lugar e aos que me rodeiam, que amo, que gosto.
A vida é estúpida... demasiado estúpida para lhe darmos importância. Não há hipótese para apenas "...sorrir e acenar, rapazes, sorrir e acenar!... " Há que saltar para a parada.
É isso que nos distingue, que nos torna diferentes.
Perseverantes.
Encerro os 40, com a mesma reflexão com que os comecei:


"Em muitas sociedades xamânicas, se fores ter com um xamã queixando-te de que te sentes sem ânimo, ausente de ti ou deprimido, é-te feita uma de quatro perguntas:
quando é que deixaste de dançar?
 quando é que deixaste de cantar?
quando é que deixaste de te encantar por histórias?
quando é que deixaste de encontrar conforto no doce território do silêncio?



(Gabrielle Roth)

... respondendo:
adoro dançar, 
gosto de cantar,
adoro encantar-me com histórias
consigo encontrar o meu conforto, no doce território do silêncio.

Vamos a isto? Quem vem?

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Porque sou contra o fim dos exames


Será um bom título para o que vou escrever? Será verdadeiro?
Ou seria melhor chamar a isto de palhaçada como escreve maravilhosamente bem o indignado pai Miguel Sousa Tavares na crónica do Público?
Como se atrevem estes senhores, que andam a brincar a mandar nos outros, a fazer estas alterações?
Não, não estou a falar destas últimas decisões, feitas em pleno ano lectivo ( mas é preciso explicar porque é que isto é errado???), mas de todas as que ciclicamente, de 4 em 4 anos, ou sempre que muda o governo, ou sempre que muda o ministro, ou sempre que muda o tempo, estamos todos sujeitos. 
Não, não compreendo as razões da Catarina, que apressadamente faz passar decisões de fundo ainda sem governo constituído...
...não compreendo como se deixa, nas mãos de um cientista louco chamado Nuno Crato, as nossas criancinhas (e já agora os professores e as famílias) como ratos de laboratório a experimentar fórmulas e mais fórmulas de educação
Parem, por favor!
A educação não é uma brincadeira, em que saltamos de cadeira a qualquer mínima mudança ideológica, para satisfazer caprichos de uns e de outros...( Mas será preciso dizê-lo?? Para já não falar de como explicar às crianças:" as regras são estas!" e depois dizer:" só que não...")
A minha filha de 12 anos pergunta-me se sou a favor ou não dos exames neste e naquele ano.... Claro que ela prefere os exames nos anos que já estão para trás dela e não reconhece utilidade aos que se aproximam vertiginosamente do seu calendário escolar...
E eu nem lhe sei responder. Perante reflexões como esta sobre a educação na Finlândia e nos EUA, com a consciência de toda a manipulação publicitária a que estamos sujeitos, não sei o que responder.
Mas sei que o caminho não pode ser por aqui...
Não se pode mudar políticas de educação assim porque sim... ou porque não. Estamos falar de gerações de atrasos, gerações de experiências educativas falhadas...
Há que agregar, entre partidos e com a sociedade civil, opiniões e caminhos a seguir. Há que definir, com pactos de regime, políticas educacionais para as gerações vindouras e que não podem ser deitadas abaixo como quem joga um jogo de tabuleiro, se cansa e decide começar outro. São os nossos filhos, somos nós, é o país...
É isso que é preciso discutir, e não o "ah, fizeste? então vamos lá desfazer!...", como se fosse uma rábula à Gato Fedorento...
Não é bom.... é fraco, fraquinho, é mau... muito mau...
Parem lá com as brincadeiras...
Levem as nossas crianças a sério! Levem-nos a sério!
É para isso que vos elegemos! É para isso que vos pagamos!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A solidão e outras mariquices




Pronto, não é o post mais positivo para começar o ano mas é para o que nos dá...
Depois das festas, estou mais em modo Grinch e a desesperar por arrumar a árvore e  todas os enfeites de Natal espalhados pela casa. Toca a limpar tudo....
E quando limpamos tudo, quando realmente olhamos para nós, despidos de todos os enfeites e todas as máscaras, há uma coisa da qual não podemos de certeza fugir.... 
É a de que estamos irremediavelmente sós. Inevitavelmente sós. E enquanto não soubermos aceitar essa realidade, viveremos sobre a ilusão de que a mãe e o pai estarão sempre lá, e que o a/o nossa/o companheiro nunca nos deixará, que os filhos sempre dirão " Estou aqui" e que aquela/e amiga/o nunca te faltará.
A verdade é que esta estupidez, mariquice vá, da solidão é tão real, tão brutal e tão absolutamente inevitável... que, ou aprendemos a lidar com ela, e aprendemos ou reaprendemos a estar sozinhos com nós próprios ou seremos cada vez mais infelizes.
Relembrem quantas vidas já viveram com os vossos pensamentos, quantos "se" já construíram e desconstruíram, quantos sonhos levantaram na vossa mente e os mesmos pensamentos os derrubaram.
Esta mariquice não é brincadeira e dói... e por isso temos de aprender a darmos um abraço a nós próprios.
A verdade é que morreremos sozinhos. Ninguém irá connosco para nos fazer o favor de nos acompanhar.
Esta mariquice e a forma como lidamos com ela é a nossa salvação.
Acredito em Deus. E que nada me faltará. Mas há que fortalecer na solidão. Quando ninguém nos dá a mão e somos nós que temos que ir lá ao fundo do coração procurar o nosso conforto. Porque só nós percebemos como sentimos, porque só nós sabemos o que queremos dizer e só nós é que sabemos exactamente o que precisamos. O nosso abraço.
Felizes, mesmo se sós. Felizes, mesmo quando sós.
Portanto, deixem-se lá de mariquices...Bom ano!

"Solidão não se cura com o amor dos outros. Se cura com amor próprio." Martha Medeiros