Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Eu, no meio deles...Carrega, Benfica!!!



Dos quatro cá de casa, sou a única do Benfica. De resto, é tudo lagarto. E tenho de os ouvir a cantarolar o Sporting olé, e o só eu sei porque não fico em casa. A acrescer, ninguém os convence a ir à Luz. E mais ainda: de vez em quando vão a Alvalade. 
E eu vou com eles.
Sim , vou a Alvalade. 
Sim, pago (pagam-me!) bilhete para ver um jogo que, à partida, não me diz nada (pronto, se perderem uns pontos tanto melhor!). 
Sim, vou a Alvalade. É preferível do que ficar em casa e é mais um programa em família.
E qual a minha grande recompensa??
A roulote das bifanas e imperial, claro. Sim, sou adepta. Fervorosa adepta duma bela de uma bifana, com ou sem ovo, e uma fresquinha.
Ah, a satisfação, o sabor, a frescura... o belo do petisco, devidamente fiscalizado pela ASAE, acredito! :)
Enfim, depois de devidamente abastecida e mais satisfeita, lá tolero os 90 minutos, com mais umas queijadinhas de Sintra pelo meio ou, ainda melhor, na expectativa de mais uma bifana depois do jogo.

E lá os ouço cantar e gritar, como se não houvesse amanhã ( o que faria de peito cheio do outro lado da segunda circular!). 
E lá comento as atitudes de um treinador sui generis, sobre o qual estive de bico calado durante 5 anos. (Agora é que é desancar no homem, Jasus!) Mas baixinho, para ninguém perceber que têm o inimigo entre portas. E que os analiso como adversários, atacando atitudes, como um cavalo de Tróia!

Acontece que, salvo alguns momentos inusitados em que o coração vermelho me leva a dizer coisas menos próprias, sou muito respeitadora da preferência clubistíca de cada um. 
...fair play... 
...que ganhe o melhor...
... portuguesa acima de tudo quando se joga com equipas estrangeiras.
Mas, meus amigos...BASTA!

Recentemente, depois do nosso desaire frente ao Bayern e depois do que suportei lá em casa, digo-vos: vou gritar e festejar até mais não com os próximos jogos. Amor com amor se paga!
Porque sei que, se porventura o bruxo de Fafe tiver razão, ninguém os vai calar...
Porque este será um campeonato especial de ganhar : o 1º de Jesus do lado de lá ou 1º sem Jesus e com ele do lado de lá... De qualquer das formas, terá um gostinho que só os adeptos de futebol percebem...
Porque, ganhar um campeonato é sempre uma coisa boa...oh se é!!! Ainda mais se for o Benfica! Se correr mal...olha, a vida continua!

Então, eu no meio deles, vermelha até morrer, esta semana, vou gritar POOOOOORTO!!!!

Carrega Benfica, rumo ao 35º!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Liberdade a quanto obrigas





Neste dia, desejos avulsos:

- Que nunca nos falte a memória para reconhecer a força e coragem que parece faltar a este povo, que um dia se ergueu e lutou por ideais de Liberdade.

- Que saibamos descobrir, em cada acto, a nossa liberdade, na afirmação dos nossos valores, das nossas crenças, do que nos diz baixinho todas as noites o nosso coração.

- Que, dessa forma, saibamos dizer basta quando assim é preciso, que saibamos dizer assim não quando é demais ( e já é demais, minha gente!)

- Que saibamos honrar a nossa história, não da boca para fora, mas no empreendedorismo real e efectivo, sem dependências nefastas e algumas até obscuras.

- Que saibamos aplicar a Liberdade, na construção de uma sociedade melhor, de uma sociedade que respeita os valores humanos, reconhece capacidades, sem se basear em quotas, 

... Que honremos Abril! 


Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
[Sophia de Mello Breyner Andresen]