Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Primeiro dia




Querido filho,
Tenho andado nervosa, com um nó na garganta, a pensar neste dia e no que ele significa.
 Não durmo bem, tenho pesadelos e crio cenários inimagináveis... e pouco agradáveis.
Aperta-me o coração e sinto uma ansiedade desmedida.
É porque isto de ser mãe de uma criança que vai para o primeiro ano não é nada fácil, filho. É uma angústia enorme largar-te à porta da escola sem saber o que vais fazer e como te vai correr o dia.
A pensar que te podem fazer mal e que podes cair
A pensar que não gostas da escola, do professor, dos colegas, da casa de banho, do leite escolar, da sala de aula envelhecida, do almoço, da matemática, do português ou do estudo meio, de pintar ou recortar, de moldar a plasticina ou de pintar com aguarelas.
A pensar que gozam contigo, pelo teu nome, por seres alto ou baixo, por não dizeres os 'r' ou embrulhares os 'l', porque vais de verde ou de vermelho ou de amarelo.
É muita preocupação para uma mãe só...

Por isso, filho, neste primeiro dia:

" Vais ver que vais gostar, vai correr tudo bem, aprender é divertido, a mãe adorava a escola, vais aprender tanta coisa nova e bonita, juntar as letras para poderes ler o mundo e somar sorrisos e subtrair tristezas, multiplicar alegrias e dividir sabedoria. Que bom, filho, que crescido que estás! Este é um processo longo, que começas agora e que te formará numa pessoa linda, por dentro! Que sejas sempre feliz nesta caminhada! Estou muito confiante de que a vida te sorrirá! Podes ter a certeza que eu, o pai, a mana e todos os que te amam sempre te ajudarão quando precisares de nós. Não estejas nervoso! Está tudo bem! Bem, podes estar nervoso, é normal, mas este vai ser um dia maravilhoso!

É o primeiro! Vamos a isto!"

(Note to big sister: don't be jealous, I'm with you and love you too :) )