Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Avançar, agradecendo a companhia pelo caminho

Sou lamechas. É um facto. E já passou o Natal, eu sei.
Mas, há que fazer balanços, dizem. 
E este ano, fora todas as outras pessoas, coisas, acontecimentos que agradeço ( e que são imensas, Graças a Deus!) quero agradecer sobretudo a 3 blogues/bloguistas que segui todo o ano. Por razões várias.
Primeiro, gostaria de agradecer a Helena Sacadura Cabral Fio de Prumo, pela sabedoria que nos transmite, mesmo na simplicidade de actos quotidianos, pela genuinidade de cada palavra, voz de quem sabe, soube o que quer e se está borrifando para o que os outros pensam, porém gostando que gostem do que diz (como todos, aliás).
Segundo, a Sofia Castro Às nove no meu blogue, pela positividade, não fosse ela uma Coach and Make Believer de excelência. É uma Bíblia para mim, ler diariamente os seus posts, como quem procura um alento de bom humor para lutar contra adversidades. Receitas fabulosas que emanam cheiro a carinho e amor no que se faz, profissional e pessoalmente. Confesso que 'roubei' muitos textos e imagens por me identificar plenamente com eles, e de leitora silenciosa, agradeço agora publicamente.
Terceiro, a Susana Esteves A limonada da vida, pela frescura e irreverência que conheço pessoalmente, pela partilha de experiência de vida, pela acidez do limão, com um toque de açucar q.b. Thank you, Sue do meu coração.
Obrigada, por tornarem esta blogosfera mais agradável, mais genuína e franca, em bons e maus momentos.
Prazer enorme em poder ler as vossas palavras.
I´ll be seing you in 2015!


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

E pronto ... É Natal!

E pronto, do Verão (qual???) até aqui foi um instantinho. Daqui até ao Verão será também e um ano passa num instantinho, até ser Natal outra vez...
Tempo... tempo que nos escapa, que nos enrola e nos faz rebolar em rotinas estúpidas sem noção do essencial:
Muito amor e saúde para todos... porque a felicidade são aqueles momentos de gestos pequenos, de coração aberto, de sorriso involuntário que vem da alma e nos reconforta como um embalo nesta vida que nos vai atirando às ondas.

Feliz Natal a todos, com Jesus no coração.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Feiras e mercados

Sou uma pessoa de feiras e mercados.  Gosto do rebuliço, das cores da fruta nas bancas, dos cheiros que se misturam, das vozes que se sobrepõem, do riso, dos encontros, do negócio por mais um ou menos um euro.
Na minha terra, há uma feira anual ao dia 8 de Dezembro. E mercados semanais todas as sextas. Mas esta feira de Dezembro, traz-me tão boas recordações de infância! Vivia quase perto do recinto da feira. Se os feirantes, chegassem até à porta da casa dos meus pais, a feira ia ser boa, diziam.
Não tinha, nem tem nada de especial. Aliás, em tempos, estas feiras traziam até às pessoas aquilo a que não tinham acesso durante todo o ano.  Havia uma barraca, de casacos e samarras, que vinha apanhar lugar (aquele lugar!) um mês antes. Era quando começava a cheirar a feira... Depois vinham os carrinhos de choque.... Tardes  e tardes, esperando conseguir uns trocos para trocar umas fichas e escolher aquele carro que andava mais.
A seguir, as utilidades.... que não tinham utilidade nenhuma. Ruas e ruas, no largo empoeirado ou lamacento da vila, onde tudo se montava madrugada a raiar o dia.
Havia também a bruxa. Um boneco com uma bola de cristal à frente, que nos dava uma mensagem momentânea sobre a nossa vida e depois uma previsão, saída de um rolo que a feirante cortava com uma grande tesoura. E todos os anos lá íamos nós ver até que ano iriamos viver.
Tronco na rua a arder, cachola com batata cozida e febra assada no lume directo no pão.
Agora,a utilidade da feira é questionada. A diferenciação, pelo conteúdo ou tema, pode ditar a sua extinção ou o seu renascimento. 
Continuo a gostar de enfeirar ( que é um verbo extraordinário...), de comprar fatos de treino e peúgas, farturas e colares de pinhão. Batata doce cozida, também pode ser...
Podia ser melhor? Claro que podia... e 8 de Dezembro sem Feira, não seria a mesma coisa...


domingo, 7 de dezembro de 2014

Nervoso natalício

E depois vem este nervoso natalício, de que tenho algo para fazer e que ainda não completei.
1º Passo: refazer a lista de pessoas  a quem queremos dar um presente no Natal
2ºPasso: anotar sugestões de prendas
3º Passo: correr a fazer as compras...
Isto porque, passar o mês de Dezembro com lembretes sobre as prendas e com a sensação constante de tarefa por terminar... não dá.

Nesta altura, já tenho a maior parte tudo embrulhadinho e escondido pelos recantos da casa. Mas faltam algumas. Algumas bem difíceis...sem sugestão à vista. Lá está o nervoso.

Não há nada que pague o descanso de passear nas ruas nos últimos dias antes de 24, com as pessoas freneticamente a procurar riscar nomes da lista, a desesperar porque já não o brinquedo que o puto pediu ou o tamanho da camisola para o pai, e nós, com calma, olhamos as luzes, sorrimos lentamente, respiramos fundo e revemos a nossa lista, com um check em todos os nomes... Ahh, o sossego, a sensação de tarefa cumprida.

... E a ceia?!  Depressa, nova lista... corramos para o supermercado.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Christmas is ON!

Irrita-me ver decorações de Natal ainda em Outubro. Foi o primeiro ano. Nos outros, Novembro já começava a ser invadido. Mas este ano, bateu os recordes.Irrita-me pelo aproveitamento publicitário e comercial da coisa.
O que é certo é que, chegado o Dezembro, o espírito de Natal já tomou conta de mim. Quebrada a tradição de fazer a árvore e o presépio ao dia 1, por via de nos tirarem o feriado da Restauração da Independência, tudo feito a dia 30 de Novembro.
É claro que ter filhos pequenos contagia-nos para estas mariquices de luzes a piscar e uma bola aqui e outra acolá. Mas quando esta magia acontece na nossa casa, há que sorrir e sentir a gratidão no coração.
Por isso, a partir de hoje: Christmas is ON!