Correr está na moda, caminhar está na moda - fazer desporto está na moda. Seguindo esta tendência (há coisas bem piores a seguir, convenhamos!), participei na Scalabis Night Race, em Santarém, no passado sábado, por sugestão e desafio de amigos.
O tempo estava de feição para proporcionar uma caminhada agradável. Com t-shirts iguais para cada corrida (5 ou 10km, sem esquecer, à tarde, os escalões dos mais novos), a cidade tomou uma animação de que está ávida, e à qual só testemunhei semelhante ânimo por altura da Feira Nacional de Agricultura, onde também adoro tomar banhos de multidão.
Com o dress code definido, restava desfrutar do ambiente, do convívio que este tipo de encontros proporciona. Aliás, este grupo de amigos tem-se reunido pouco (eu sei que vocês vão ler isto...ehehe) e o pretexto foi excelente.
Respeito quem leva a sério (ou com demasiada seriedade!) a corrida em si. Recorde-se que a corrida começou por ser apenas um grupo de amigos, que foi crescendo, que gostava de correr, beber e comer - mote da corrida - e que se tornou, em 2 anos, num evento nacional de relevo, dentro desta área. Mas eu diverti-me à brava, caminhando (apenas caminhando) pelas ruas de Santarém. Admirando o ambiente, conversando e vendo a paisagem. Para além dela, entristece as ruas bonitas, salpicadas de escuras lojas fechadas (tantas, tantas!), fachadas escuras de prédios abandonados (tantos, tantos!). Aguardemos a reabilitação.
Os meus parabéns à organização, com a calma ribatejana, sem deixar de ter o sangue na guelra, sabendo trazer o nosso humor tão característico em benefício próprio. Adorei o slogan: "Suor, bifanas e tinto.
Em Santarém corremos assim!" Mesmo à Ribatejo!! Sim, porque o tintinho a meio caminho, a bifana e o pampilho, no final, souberam pelas horas!! E o vídeo?? Espectacular! Podem ver aqui.
Com apontamentos musicais e lúdicos pelo caminho, onde não faltaram os campinos, e, em vésperas de 25 de Abril, arrepiei-me ao passar na Escola Prática de Cavalaria, local de partida de Salgueiro Maia, ouvindo Paulo de Carvalho com Depois do Adeus. Mais, senti-me reconfortada (parece um estado de alma do Facebook ;)) por, em conversa com a minha filha de 11 anos, perceber que também foi esse o momento que a emocionou...(Missão transmitir a importância do 25 de Abril aos filhos: check!)
Grata pela experiência!
A repetir, para o ano, com todos!
PS: Entretanto que venha a FNA! Em Junho, lá estaremos para mais banhos de multidão!
Sem comentários:
Enviar um comentário