A net tem destas coisas fantásticas, que é dar-nos notícias boas... de vez em quando.
Na Índia,estão a pedir às crianças e jovens dos crescentes bairros suburbanos para mapearem esse mesmos bairros e desenharem as melhorias que precisam ou o seu bairro ideal.
Noutros mundos, e por sugestão da UNICEF desde 2011, jovens são encorajados a utilizar as novas tecnologias para ajudarem na construção das cidades do futuro e a solucionar problemas ambientais e de saúde. Mas como a tecnologia não chega a todo o lado, lá, na Índia, faz-se mesmo em papel e com um punhado de lápis de cor ali à mão.
Foto. sitehttp://www.citylab.com/tech/2015/02/kids-are-sparking-urban-planning-changes-by-mapping-their-slums/385636/
Mas como os projectos só são bons se saírem do papel e tiverem alguma influência na vida das pessoas, é bom saber que há já relatos de melhorias feitas em determinadas zonas, por sugestão destes desenhadores de bairros de sonhos de criança, que olham às suas dificuldades e conseguem visualizar o que poderia ser melhor, nem que seja a iluminação daquela zona escura que os deixa inseguros.
Há um processo de preparação, onde é levantado o esqueleto do bairro, com as ruas e a sua conexão, a densidade das casas e depois é deixá-los pintar.
Pode ler aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário