Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A visita do Afonso

Esta semana, o Vasco, o meu filho de 3 anos, trouxe o Afonso para casa. 
O Vasco tratou dele, vestiu-lhe o pijama, deu-lhe jantar, lavou-lhe os dentes... Lá o deixou cair 1 ou 2 vezes e meteu-lhe os dedos nos olhos. Finalmente, o Afonso adormeceu, ao lado do Vasco, o seu babysitter por uma noite.
O Afonso tem uma história de vida interessante. É um boneco que 'nasceu' no Jardim Escola do meu filho e que celebrou, esta semana também, o seu segundo aniversário. O Afonso tem tudo: roupa (desde fraldas a collants e sapatos), mochila, escova de dentes, colheres para a comida e boletim de nascimento e cartão de vacinas... devidamente preenchidos. Quem toma conta dele são os miúdos do jardim, à vez. Levam para casa, tratam, brincam, levam ao supermercado ou a passear ao jardim.
Adoro notícias boas, e fiquei maravilhada com este cenário, inventado pelas educadoras e que pretende desenvolver a imaginação das crianças e apelar ao envolvimento dos pais. Todos os momentos importantes do Afonso estão registados e documentados, desde as visitas que faz a casa de cada menino(a), com o relato dos próprios, como a ida ao Centro de saúde, onde levou as vacinas e foi medido e pesado. Também há registos das férias do Afonso, onde o podemos ver à beira da piscina e na praia com os seus belos óculos de sol. Esta semana, o Afonso teve direito a festa de aniversário, com bolo e suminhos para todos.
Agradeço mais uma vez a esta escola dos afectos, onde o meu pequeno aprende a ser pessoa....boa pessoa.
Profissionais que fazem o que gostam e gostam do que fazem.
Há pessoas fantásticas, não há?

Sem comentários:

Enviar um comentário