Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os cartões de crédito e as letras pequeninas



Já receberam em casa o vosso cartão Universo? Pois eu já... e não pedi nenhum. E já repararam na conta que vem associada? É a vossa? Pois a minha não.
Mas deixem-me começar um pouco atrás.
Recentemente, um cartão de crédito cá de casa foi pirateado. Não somos por hábito utilizadores muito frequentes desse tipo de pagamento mas faço algumas compras on line com os ditos cartões. Há um dia em que recebo o extracto e verifico um saldo a negativo do cartão de cerca de  1500 euros. Impossível, sabia que não tinha gasto nada dentro destes valores naquele mês. Abri o netbanco e verifico 3 movimentos, no mesmo dia, entre os 300 e os 499 euros. Os locais remetiam para França e Luxemburgo. Dirigi-me de imediato à agência, com o cartão e expliquei a situação, que não tinha estado naqueles países e que não tinha feito aquelas despesas.A denúncia foi feita também na GNR.
Ainda pensei que, por ter visitado França em Maio, o tivessem clonado na altura e agora o estivessem a utilizar. As compras foram de produtos fotográficos e de imagem e o banco pergunta se tenho a certeza de que não adquiri nenhum daqueles produtos porque as compras tinham sido feitas on line. Voltei a dizer que não.
Passados uns dias, sou novamente chamada à agência onde me dizem que afinal não foi o meu cartão que foi pirateado mas sim o do meu marido. Mais espanto, mais medo. Esse cartão nunca foi usado e estava esquecido numa gaveta lá em casa. Nem sei se alguma vez chegou a ser activado. E por estes motivos não  me passou pela cabeça que pudesse ser esse, e demorou uma semana para que o banco nos desse conhecimento do real cartão pirateado.
Portanto, a fraude foi feita num cartão sem qualquer utilização desde a sua emissão. Pergunto-me onde foram buscar dados para que tal fosse possível?
Entretanto, o banco reconheceu a fraude e repôs os valores.(Vamos lá começar a usar o PayPal ou MBNet, parece que é mais seguro)
Agora voltando ao cartão que me chegou sexta feira passada no correio. Com certeza não li algumas letras pequeninas quando fiz o meu cartão Worten, e que permitiu a esta entidade gestora destes cartões emitir um com o meu nome sem eu ter sequer pedido. E vendo a conta bancária associada, reconheço que não é minha. Da linha de apoio, remetem para uma comunicação sobre a política da empresa, supostamente aceite por mim, que lhes permite esta emissão mas que só ficará activa se eu activar o cartão. Pelos vistos também me criaram uma conta bancária!! E agora se eu não activar nada disto, que eu não pedi, e daqui por uns meses me piratearem este cartão? 
Voltamos ao mesmo: se há fraudes nos cartões que não são utilizados, nem activados, como nos protegemos? Guardamos o dinheirito debaixo do colchão e vivemos à margem destes consumismos e apelo a gastos maiores do que a perna?


Sem comentários:

Enviar um comentário