Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

domingo, 8 de dezembro de 2019

Temos Feira!


Há um ano atrás, neste dia, escrevi aquele que foi o post mais controverso deste blog.
Apontei, na altura, a tristeza que sentia ao ver uma Feira Anual da minha terra sem sentido, em coma profundo, num tempo de consumismo e futilidades.  Muitos concordaram e muitos criticaram. Mas foi o que foi.

Um ano volvido, tenho de dar os parabéns aos organizadores do 1º Festival do Azeite, inserido na Feira Anual de Pernes. Recuperou-se uma vida, em 3 dias e não só no dia 8, que chamou as gentes, o tecido económico, as colectividades. Valorizou-se o produto da terra, da economia local e que tão aglutinador foi no passado. E o tronco a arder... que memória boa recuperada!

Já fiz a minha voltinha matinal, parte da minha tradição e volto depois de já ter “enfeirado”, 
-com uma comidinha caseira das tasquinhas da terra, 
-do queijinho seco, 
-de duas voltas de pinhão para os miúdos 
-e uns tremoços para antes de almoço. 
Ah, e um pão doce também. É a minha tradição.

O recinto está mais composto, ainda que com muitas aberturas lá pelo meio, talvez o tempo não esteja a ajudar. Mas ainda assim, gostaria de ver mais artesanato, mais trabalhos manuais, tão ricos que temos por aí; a parte exterior é ainda muito dos mercados semanais que por aí encontramos.

Ainda assim, pude sentir, nas minhas visitas à feira, o entusiasmo das gentes… e isso é valiosíssimo!

A minha tradição continua ao almoço, com cachola, pois com certeza… e amigos à volta da fogueira. Mais logo, outra voltinha para participar mais um pouco na rejuvenescida feira, com uma fartura a acompanhar…

Quem me conhece, sabe que gosto mais de elogiar do que criticar. Espero que quem ler sinta o impulso de partilhar/comentar tão grande como aquele que sentiram na crítica do ano passado.

Porque a história tem de se fazer de coisas boas e bonitas. Mesmo podendo sempre continuar a melhorar e corrigir…

Temos Feira!







Sem comentários:

Enviar um comentário