Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

domingo, 1 de dezembro de 2019

Querido Natal

Agora sim, chegaste! No tempo certo, que é o de fazer a árvore e contar os dias certos. Do 1 até ao 24, sem esquecer de nenhum chocolatinho.

Dizem-te consumista, enganador, com Black fridays e blue weekends e semanas inteirinhas de pseudodescontos a apelar às prendinhas que te pomos aos pés.

Dizem-te uma fraude, porque chegaste vestido de um vermelho que anunciava bebida fresquinha e fizeste esquecer que nos reunimos para celebrar o nascimento de Jesus.

Dizem-te vazio de significado, porque apenas nesta altura nos lembramos dos valores cristãos, da fraternidade, da ajuda ao próximo e do perdão.

Dizem-te enfadonho, porque nos cansas com jantares e almoços sem fim, para celebrar o que nem sempre (ou nunca) acontece durante o ano: a sã convivência e a honestidade entre os humanos.

PORÉM...

Agradeço-te a lembrança de que podemos ser melhores. Sempre.

Agradeço-te que nos faças sentir que a gratidão é o caminho.

Agradeço-te que nos aproximes de Jesus, relembrando o seu propósito de vida

Agradeço-te que nos derretas os corações, com canções lamechas e gestos carinhosos inusitados.


                                                      



E agradeço-te os momentos rezingões de montagem da árvore, as birras pela escolha das bolas e pela decoração eleita para cada ano.

E agradeço-te estas pequenas tradições que criámos e que (já) são assumidas como tal por todos, reclamando-as como imperativas para que o Natal aconteça.


Porque dia 1 é para montar a árvore .
Porque o musgo tem de ser verdadeiro.
Porque o mais novo põe a estrela com a ajuda do pai.
Porque transformamos a casa com projectos DIY, para além do já habitual.
Porque agora ...
                                                     

AGORA, sim:

ESTÁ ABERTA A ÉPOCA DE NATAL



Sem comentários:

Enviar um comentário