Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Os Verdadeiros Super Heróis deste Ano lectivo




Hoje termina o Ano lectivo 2019/2020...
Bem... quase, visto que há ainda alguns 'atletas a correr para a meta' dos exames.
Com um filho a terminar o 3º ano e outra a terminar o 11º, estou a passar por estas duas experiências.

Com a autonomia e dedicação da mais velha, com uma pauta de notas irrepreensível, a minha maior preocupação foi, neste tempo de #EnsinoÀDistância, o mais pequeno. 
A sua ainda falta de autonomia revelou a dependência da presença constante desta professora-improvisada-em-tempo-de-pandemia em que muitos pais se tornaram neste tempo amaldiçoado. Pude acompanhá-lo, ainda que sempre com falhas, mas, neste momento, faço a minha vénia a todos os pais trabalhadores, que depois do dia de trabalho...

... enfrentaram quimeras diários de manuais de Estudo do Meio, Matemática e Português (e outras disciplinas em anos lectivos diferentes), 
e mais os livros de fichas 
e mais as aulas na Escola Virtual 
e mais as ferramentas da Leya 
e mais o Padlet 
e mais o Scratch 
e mais o MicrosoftTeams 
e mais os Zoom 
e mais os trabalhos manuais e os projectos sobre o relevo e as experiências com ímanes.... 

E mais as birras do não-quero-fazer-porque-não-estou-na-escola e quero-ir-jogar-fortnite-porque-senão-o-mundo-acaba

E aos pais que o tiveram de o fazer em tele-trabalho, enquanto falavam com clientes ao telefone e se ouvia um tenho-uma-dúvida-pai lá atrás. 
E aos pais, que não conseguiram, pelos mais diversos motivos, acompanhar os seus filhos mas que tentaram por outros meios que eles não ficassem para trás.

Mas também faço a minha vénia aos alunos que, com a capacidade vertiginosa de adaptação que os caracteriza, entraram, de uma forma ou outra, neste ritmo completamente impensável há uns meses e responderam ao desafio desta 'nova normalidade', como agora se diz.

Mas a vénia não fica completa sem o devido reconhecimento aos professores (a cara mais próxima da organização de tantos agrupamentos) e, que mandaram uns poucos, outros  muitos trabalhos, que nos entraram pelos ecrãs de nossa casa, que nos deram cabo da cabeça com toda a orgânica escolar que tivemos, nós pais, de também dominar rapidamente e que agarraram os seus alunos da melhor forma que conseguiram. 
Se para nós foi extenuante, para eles acredito que também tenha sido um teste extraordinário (a palavra parece-me corriqueira para a dimensão do desafio que enfrentaram). Dentro do desnorte em que todos ficámos, foram eles a vela do barco para nos levar por estas águas desconhecidas.

Por tudo isto, hoje agradeço a todos estes super heróis:

Alunos
Pais
Professores

Obrigada. Podia ser melhor? Podia. Mas teria sido muito pior não fosse este esforço conjunto de famílias e comunidade educativa para nos manter minimamente à tona de água.

Sobreviveremos? Certamente. Contaremos a história deste conto do fantástico, em quadrados de banda desenhada, como a grande lição de toda a nossa vida. 

Mas em que TODOS fomos Super Heróis desta história.

Vemo-nos em Setembro, para mais aventuras.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com as tuas palavras, se não fosse o esforço conjunto podia ter sido bem pior. Ainda assim, fica um experiência de vida e novos conhecimentos adquiridos. Até Setembro para outras batalhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar