Porque há vida para além da paisagem... para além da rotina diária, do mundo das notícias e do ecrã. Reflexões daqui, dali de acolá ... e de cá de dentro, que é onde a nossa paisagem se molda e gera paz.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Fraude por Pay Pal



Há gente engenhosa... Mas quando a esmola é muito o pobre desconfia.
Já em em tempos escrevi aqui sobre o problema das fraudes com cartões de crédito, mesmo os que nunca foram activados, o que para mim, no meio da história toda, foi o mais grave.

Recentemente, pus um bem à venda no OLX. Pertence a uma firma e o valor é ainda considerável, dado tratar-se de uma máquina industrial. Passado um tempo recebi um contacto, de alguém interessado, que queria comprar a máquina mas era emigrante nos EUA, e que faria o pagamento via Pay-Pal. Com receio da minha ignorância o Sr. Paulo Almeida, enviou-me e-mails com links de vídeos a explicar como criar a conta e como fazer os pagamentos e transferências para a conta bancária. 

Ia sempre referindo que eu não devia ter medo de nada, que uma empresa de transportes iria entrar em contacto e tudo mais.

Para fazer a transacção, pedi dados de facturação para emitir a respectiva factura. Umas vezes era um contribuinte nacional, o que implicava a cobrança de IVA, outras dava-me uma morada dos EUA, o que faria com que a transacção fosse internacional, logo sem cobrança de tal imposto.

Mas insistia que não haveria problema nenhum, a única coisa que disse do produto foi que parecia em bom estado. Nunca discutiu preço.

Foi quando virei o tabuleiro e lhe disse que as condições eram aquelas e que a máquina sairia da empresa apenas e só quando o valor estivesse efectivamente na conta bancária da empresa.

Mais de 30 mensagens trocadas. Informações erradas sobre IMT´s que não se aplicam e sei lá mais o quê. E sempre a ressalva de que a transacção era segura.

 Já com a pulga atrás da orelha, foi quando ele revelou o esquema. Sob o pretexto de não ter tempo para tratar destas questões, queria que eu pagasse, por PayPal, 950 euros à empresa de transportes para depois dar andamento ao processo. Que transferia o valor total para a conta PayPAl e eu pagava os 950 euros à tal empresa. 

(entretanto, ele retirava o restante valor do PayPal e eu ficava a arder com os 950 euros...)

Respondi-lhe que, se fazia a transferência para uma conta podia fazer para a de transportes... Muita tanga, a conversa morreu quando lhe pedi para não me fazer perder tempo.

Dizem-me que o PayPal é seguro, e uso recorrentemente. Nunca tive problemas mas o esquema de pôr e tirar antes de concluir operação...e adiantar dinheiro quando nós é que temos de receber... 

Cheira a esturro... 
Só um alerta.

Sem comentários:

Enviar um comentário