terça-feira, 23 de outubro de 2018

O meu filho dá montes de erros!!! E agora???


"As crianças não nos ouvem, IMITAM-NOS!"

Tenho uma aversão visceral a erros ortográficos.
O meu puto de 7 anos, agora no 2º ano, começa a escrever os seus textos e a fazer as suas fichas de português mais elaboradas... e dá montes...carradas... paletes de erros!
Ainda me dá uma coisinha má. Juro.

Com formação em línguas, isto para mim é de cair para o lado cada vez que o vejo a escrever com calinadas.

Sei bem que ele tem as suas preferências muito definidas: uma bola nos pés, uma ferramenta nas mãos, mexer na terra, correr ao ar livre... e, cá dentro, um belo joguinho na PS4. E uma vida a borbulhar nas veias que o impede de sossegar um minuto que seja.

Mas também sei que os miúdos, como sempre assim foi (que esta coisa de gerações diferentes aqui, neste caso, não se aplica) fazem pelo exemplo.
Sei que tenho lido muito pouco ultimamente. E que o gosto pela leitura, que é a melhor ferramenta para deixar de dar erros ortográficos, se incute desde pequenino e nisso tenho falhado.

Não pretendo arranjar desculpas. Falhei está falhado, não se falha mais nisso. Repito: não se falha mais nisso. Não vou falhar mais nisso. 
Já está instituído lá em casa: 
-Todos os dias vamos ler um bocadinho. 
-Todos os dias vamos fazer três linhas de cópia (o professor que tem não manda muitos trabalhos, por isso vamos insistir)
E depois o resto.

E vamos deliciar-nos com histórias maravilhosas.... tantas que estão por ler.
(Agora estamos agarrados ao Livro com Cheiro a Caramelo, da Alice Vieira, com histórias de uma página... não maçam, permitem o foco para esta criança que tem dificuldade em manter-se atenta, e são encantadoras)



OK. The plan is in motion...

Isso não impede, obviamente, que cada erro que tenha dado no teste de português que fez ontem, o vá corrigir 10 vezes em casa... Fora a correcção do professor! 
Que isto de ter filhos a dar erros é que não... Se não, caio para o lado. Juro mesmo.
Já me basta ter de os ver a escrever com o Acordo!

Chiça, que uma mãe não suporta tudo!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário